sábado, 28 de julho de 2007

100 anos!!!!



Cara, 100 anos!


A 100 anos atras Baden Pawell (B.P.) levou seus pupilos a primeira grande aventura, ao primeiro acampamento ESCOTEIRO.


Muitos escoteiros sabem da linda historia da ilha de brownsea... mas infelizmente muitos não sabem o que levou Baden Pawell a fazer este primeiro acampamento... vai dizer que você nunca se perguntou "De onde B.P. tirou a idéia de montar um acampamento para ensinar aos jovens tecnicas militares?"

Eis aqui a resposta:

Durante a Guerra do Transval em 1899 onde Baden Powell comandou a guarnição de Mafeking. Como dispunham de poucos soldados, B.P. treinou todos os homens válidos da cidade para usa-los como combatentes e para os serviços auxiliares; primeiros socorros, comunicação, cozinha, etc, organizou um corpo de cadetes com ADOLESCENTES na cidade. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos de educação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em B.P. e anos mais tarde aquele acontecimento teria grande influência na criação do Escotismo.


Hoje em dia não somos treinados para servir uma possivel guerra e sim ao contrario, somos treinados para estabelecer a paz e a ordem mundial. Sim, somos relativamente poucos para tanto, mais um bom exemplo nosso muda a vida de muitas pessoas.


Certo dia me pararam na rua e me perguntaram "o que é o movimento escoteiro?". Creio que como muitos que passaram por essa experiencia, não soube de imediato responder, pensei comigo "poxa, o que é ser escoteiro?". Você já se perguntou? Sim, é dificil responder, pois escotismo é tudo.

Eu que já estou a quaze 9 anos posso dizer que o escotismo mudou meu carater, minha vida social, minha forma de ver o mundo e de ver as pessoas.

Neste tempo vi "fracos" se transformarem em verdadeiros "Sansões" e, por incrivel que pareça, também vi muitos animais se transformarem em pessoas.

A fraternidade aceita todos, sem distinção de cor, credo, altura, idade, peso, efim... escotismo é de todos para todos.

Neste olocaustro que estamos vivemos só nos resta ter esperança e as minhas esperanças estão nos azuizinhos (escoteiros), pois como eles tiveram a capacidade de ajudar B.P. em uma guerra, hoje são os unicos capazes de nos ajudar nesta caçada pela paz!


Este ano o tema é: Um mundo, uma promesa!


A promesa de "estar sempre alerta para fazer o melhor possivel para servir"


Quem leva o escotismo a sério leva consigo, para sempre, o respeito pelo próximo, pela pátria, pela vida e pelo mundo!

Um comentário:

Josi PL disse...

100 anos de escot.
esse e meu 6 ano no movimento e tambem posso disser
q o escot. mudou minha vida pra melhor e tenho certesa q meus filhos e filhos dos filhos serao escot.
porq o escot. é um orgão q faz abrir a mente das crianças e adolecentes para o eventual futuro.
o escot. me proporcionou-me varias coisas boas ( amigos, compamheiros para a vida inteira como nos dizemos uma vez escot. sempre escot heheeheh.
PARABENS pelo blog esta maravilhoso